Curso de Flauta Doce (NOVO)

 

Flauta Doce 

Professor: Pedro Novaes

            A Associação de Canto Coral, lugar tradicional de ensino musical no Rio de Janeiro, propõe aos seus alunos um curso de iniciação à flauta doce com o professor Pedro Novaes. Além de suas muitas possibilidades técnicas, esse curso irá, pouco a pouco, despertar seus participantes para o universo da música medieval renascentista e barroca, épocas que nos legaram obras de grande beleza e interesse para o instrumento. Com esse curso, abre-se também uma porta de possibilidades de participações associadas – sejam elas simultâneas ou alternadas – de conjuntos vocais e de flautas, ampliando repertórios e recursos interpretativos de numerosas obras musicais.

O curso também está aberto para níveis mais avançados, e prevê a formação de turmas de cinco a dez alunos, com encontros semanais, envolvendo exercícios preparatórios e contato quase que imediato com repertórios da Idade Média ao século XVIII, sejam eles originais ou adaptações. Aspectos históricos e interpretativos serão abordados de forma leve e dinâmica, sendo logo aplicados às execuções solo ou em conjunto. 

História da Flauta Doce

Nas cortes da Europa, ao final da Idade Média ou no alvorecer da Renascença, surgia a flauta doce. Na medida em que avançava o século XVI, esse instrumento desdobrou-se, agrupando-se em conjuntos (consorts). As flautas doces, reconhecidos pela suavidade e elegância de suas sonoridades, expandiam a sua ação e, tal como as vozes dos coros, passavam a ter também seus próprios “naipes” de soprano, contralto, tenor e baixo, chegando mesmo a ultrapassar essas tessituras através de instrumentos mais agudos ou outros que, ao contrário, de tão grandes, iam do chão ao teto de uma sala, desafiando seus construtores na época. Contemporâneos de compositores consagrados como Josquin, Willaert, Palestrina, Victoria, Lassus e Morley escreviam obras instrumentais que podiam (e deviam) ser tocadas em conjuntos de flautas. Já o barroco, privilegiou a flauta como instrumento solista ou que dividia seu protagonismo ao acompanhar vozes em coros e cantatas, como as de Bach e Telemann.  



Quartas, às 16h
Investimento Mensal: R$ 155,00

(Desconto especiais para associados) 

INSCREVA-SE JÁ!
Para informações sobre outros horários, consulte nossa secretaria - secretaria@acc.art.br – ou whatsapp (21)  99595-7117

Nenhum comentário: