segunda-feira, 20 de março de 2017

José Maurício era Carioca da Gema!!


Nascido em 22 de setembro de 1767, na Rua da Vala, atual Rua Uruguaiana, José Maurício Nunes Garcia, era carioca da gema! Cleofe Person de Mattos narra um pouco da realidade brasileira na época em que o padre nasceu:
Predestinada a grandes feitos era essa criança, que vinha ao mundo modestamente no lar de Apolinário e de Vitória Maria. Neto de duas escravas, o contraste luz e sombra vai acompanhá-lo por toda a vida. Será visível esse conflito entre a condição natural de mestiço, que é sua, e a força latente e luminosa que decorre dos múltiplos talentos que é dotado. Nascido em ambiente simplório, passará a conviver na corte entre os poderosos da terra, carregando na pele a marca de sua ancestralidade africana. Sua inteligência apurada e musicalidade o distingue entre os brasileiros farão com que José Maurício viva oprimido em hostil preconceito diante de sua condição de brasileiro nato. O feroz confronto social ao longo de sua existência não impediria contudo a essa criança, por força e ironia dos caminhos da vida, cumprir a missão de enriquecer a cultura musical de sua gente. Cleofe Person de Mattos - José Maurício Nunes Garcia - Biografia - 1997.

Rua da Vala, atual Rua Uruguaiana - Rio de Janeiro - RJ

Aconteceu há 250 anos atrás e ainda hoje esse tipo de condição existe na sociedade. O talento de José Maurício jamais foi obscurecido pelo racismo. Merece calorosos aplausos de todos os brasileiros!

A Associação de Canto Coral atua na produção de concertos desde 1941 e tem o objetivo de divulgar o patrimônio musical brasileiro através da execução e gravação das principais obras corais sinfônicas do período colonial.
Ajude a Associação de Canto Coral a realizar mais um concerto em memória do Padre José Maurício Nunes Garcia. Acesse nossa campanha de crowdfunding e dê a sua contribuição!
Associação de Canto Coral - Compromisso em honrar a memória da arte musical brasileira