sexta-feira, 3 de abril de 2020

CONCERTOS VIRTUAIS: Preferisco il Paradiso, de Marco Frisina

Concerto da ACC no Youtube destaca hoje Preferisco Il Paradiso, do monsenhor iraliano Marco Frisina. A composição foi apresentada pelo Coro de Associação de Canto Coral e a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, na Sala Cecília Meireles, em 31 de março de 2019. O próprio monsenhor Frisina regeu o concerto. O maestro Jésus Figueiredo foi o regente preparador do coro. 

Preferisco Il Paradiso (Prefiro o paraíso) é a trilha sonora do filme sobre a vida de San Filippo Neri, chamado de Santo da Alegria. Neri ensinou jovens com ternura e ironia, aproximando-os da liturgia e entretendo-os, cantando e tocando por volta de 1570.

Frisina é consultor do Pontifício Conselho para a Promoção da nova Evangelização e reitor da Basílica de Santa Cecília em Trastevere, na Itália. Autor de numerosas canções litúrgicas conhecidas e apreciadas na Itália e no exterior, em 1984, Frisina fundou - e desde então dirige - o coro da Diocese de Roma, com o qual participa das mais importantes liturgias diocesanas, algumas das quais presididas pelo Papa. Sua produção musical conta com mais de trinta oratórios sagrados inspirados em personagens bíblicos ou na vida de grandes santos, como Filippo Neri. 

Assista a esse concerto no Canal da Associação de Canto Coral no YouTube, curta e compartilhe.




Nenhum comentário: