Resgatar a história da Associação de Canto Coral que completa 80 anos em 2021 é o trabalho que a historiadora Fátima Cristina Gonçalves começou a fazer, recentemente, no acervo da ACC.
“Estou organizando o acervo, que é maravilhoso, e também servirá para pensar os 80 anos da ACC. Com o olhar de historiadora, documentalista, organizadora de acervos”, explicou Fátima.
Na primeira visita à sede da Associação, encontrou fotos que mostram a visita do grande compositor e maestro Stravinsky, em 1963. Ele regeu o Coro da ACC em um concerto com Orquestra Sinfônica Nacional na Igreja da Candelária. O diretor musical Jésus Figueiredo, a diretora Celeste Figueiredo e o assistente administrativo Cleiton Sobreira mostraram os documentos à professora.
A especialista em gestão de acervos está organizando qual o melhor lugar de acondicionamento do material. Está juntando as fotos, correspondências, LP, DVD, partituras, que estavam espalhadas em vários locais na sede da ACC. “A primeira parte do projeto é um mapeamento do que nós temos. Ver o melhor lugar de cada coisa para a ACC poder se conduzir melhor,” resume Fátima, que foi responsável por anos pelo acervo do Theatro Municipal do Rio.
#80ACCanos #cantocoral #ACC80anos #AssociaçaodeCantoCoral #musica #opera #cantolirico #musicaclassica #músicasacra #tango #mpb #samba #CorodaACC #acervo #história #Stravinsky
Nenhum comentário:
Postar um comentário