O oratório de Haendel passou a ser interpretado como ópera na Europa e a Associação de Canto Coral foi a primeira a trazer essa tendência para a América Latina. Recentemente, a história da mártir cristã que se revolta contra as idolatrias do imperador teve uma montagem polêmica na Argentina. O Teatro Colon de Buenos Aires fez uma releitura onde aspectos culturais, sociais e de costumes são duramente criticados, e que acabou causando uma forte reação de alas mais conservadoras da sociedade argentina. O grupo pediu até a renúncia do ministro da Cultura portenho. Na versão da ACC, dirigida por João Wlamir, houve uma atualização dos personagens, abordando também assuntos ideológicos e políticos, mas seguindo a linha do humor não pejorativo.
Veja trechos de Theodora com Helen Heinzle e Lino Ramos nos papéis principais.
Veja mais sobre a polêmica na Argentina em: https://www.lanacion.com.ar/cultura/polemica-y-pedidos-de-renuncia-por-la-version-de-theodora-en-el-teatro-colon-nid07102021/
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