terça-feira, 10 de novembro de 2020

ACC lança curso para edição de áudio no Soundtrap

 


Para melhor capacitar regentes e cantores no universo do canto coral online, a Associação de Canto Coral, em parceria com a Music at Home, lança uma série de cursos digitais. O primeiro módulo, Soundtrap, trata da ferramenta de gravação e edição de áudio. O maestro Rafael Caldas e o músico e produtor Kim Carvalho vão se dividir em 5 aulas, com duração de duas horas cada, por videoconferência pelo Google Meets. Início em 19 de novembro, às 18h, e todas as quintas-feiras.
O curso de Soundtrap visa capacitar o regente e o cantor para as gravações. O Soundtrap é uma plataforma que funciona no navegador web (browser) e possui aplicativo para tablets e celulares. O foco é a gravação como recurso educacional. Com uma interface amigável e intuitiva, introduz o cantor no mundo das DAWs sem traumas, estimulando o aprendizado auditivo. Com isso, os cantores adquirem mais consciência dos processos de gravação, obtendo melhores resultados em suas experiências.

OBJETIVO

1. Capacitar usuários para o Soundtrap
2. Difundir o Soundtrap como recurso na atividade coral on-line
3. Melhorar a qualidade sonora dos coros a partir da capacitação do cantor para a gravação.

JUSTIFICATIVA

Durante a pandemia muitos grupos só tiveram o ambiente online para atuar. Muitos coros se refugiaram nas plataformas digitais para continuar o trabalho. No entanto, tanto os regentes como os cantores, não estão preparados para o uso das ferramentas. Nos dias de hoje, não há como fazer uma produção musical de qualidade sem utilizar softwares de gravação. Capacitar as pessoas se tornou uma necessidade para uma melhor interação com o meio digital. 
Além dos benefícios musicais, a abordagem colaborativa aumenta a sensação de pertencimento, fazendo o cantor se sentir proficiente. A participação ativa nos processos de edição torna o trabalho mais colaborativo e, a possibilidade de ouvir as vozes em conjunto, simula a experiência coral, permitindo o cantor equilibrar e combinar os áudios ao seu gosto, simulando o coro conforme sua preferência.

METODOLOGIA

O curso possui 5 aulas. Duas com abordagem pedagógica e outras duas com abordagem conceitual. As aulas com a abordagem pedagógica são ministradas por Rafael Caldas; as aulas conceituais, por Kim Carvalho. A última aula é destinada à sanar dúvidas e obter sugestões para cursos com outras abordagens. 
As aulas serão a cada quinta feira, iniciando no dia 19/11/2020, das 18 às 20 horas totalizando, 10 horas de curso. As outras aulas seriam nos dias: 26/11, 03/12,10/12 e 17/12. O preço por inscrito é de R$ 299,00. Associados da ACC e professores das redes pública e privada têm descontos especiais.
 
Informações e inscrições na secretaria@acc.art.br ou pelo Whatsapp: (21) 99595-7117.

Nenhum comentário: